Sanya wrote:Portanto, poderás tu explicar me lógica de: estou em Portugal, estou no Porto, estou em Lisboa, estou na Serra..?
A lógica é que, como deves saber, a preposição
em contrai-se com os artigos definidos
o, a, os, as para dar
no, na, nos, nas. Se o nome do local/cidade/país se usa ou não com artigo (e qual) é algo que simplesmente tens de saber...
Felizmente, só nos países que falam português isto é irregular. As cidades estrangeiras nunca levam artigo:
em Berlim, em Belgrado, em Paris, em Sydney...
Os países levam quase todos artigo feminino:
na Sérvia, na Croácia, na Roménia, na Rússia, na China...
Alguns o masculinos:
no Japão, no Brasil, no Paquistão, no Iraque...
Alguns são até plural:
nas Filipinas, nos Estados Unidos, nas Ilhas Fiji...
E alguns não levam artigo nenhum. Nesse caso, como o 'em' não tem nenhum artigo para se contrair, usa-se sozinho. Alguns destes países "especiais" são:
em Portugal, em Israel, em El Salvador, em Cuba, em Malta...
Há ainda alguns (muito poucos) países geograficamente perto de Portugal com os quais usar o artigo é opcional:
em/na Espanha, em/na França, em/na Itália, em/na Inglaterra.
Quanto aos nomes de locais, a coisa é mais complicada...
não há regras e por vezes em sítios menos conhecidos só os próprios habitantes sabem se o nome leva artigo ou não! Portanto aqui não te posso ajudar...
Sanya wrote:diminutivo de palavra -> diminutivo da palavra
tenho certeza -> tenho a certeza
Bem, porque é assim

Excepto em algumas expressões feitas e no plural indefinido, é preciso sempre usar artigos à frente dos substantivos.
Vejo o carro.
Vejo um carro.
Vejo os carros.
Vejo uns carros.
Vejo carros.
A última frase é a única onde podes não usar o artigo. É algo geral, plural, e indefinido.
Com objectos, como uma casa ou um carro, dizes:
Tenho um carro (não definido, não específico)
Tenho uma casa (não definida, não específica)
Mas com coisas como "verdade" ou "certeza", parte-se do princípio que são coisas absolutas. Não se tem "uma" certeza e não se sabe "uma verdade". Portanto é necessário o artigo definido: Tenho a certeza. Sei a verdade.
Acho que ainda te confundi mais...
As correcções:
os meus MAIORES erros são com (desculpem) malditos artigos.. -> os meus MAIORES erros são com (desculpem) os malditos artigos..
Já dantes falamos -> Já antes falámos
Sérvio -> sérvio (os nomes das línguas escrevem-se com minúscula)
quando utilizar raio dos artigos! -> quando utilizar o raio dos artigos!
explicar me -> explicar-me (não esquecer do hífen!)
Dizeste -> disseste
Porque? -> Porquê?
ninguem me podia explicar -> ninguém me pôde explicar